Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Física Quântica e Espiritismo

RAUL TEIXEIRA FALA SOBRE FÍSICA E ESPIRITISMO 


 Raul Teixeira, médium e conferencista espírita, natural de Niterói (RJ). É licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. Um dos fundadores da Sociedade Espírita Fraternidade, localizada em Niterói (RJ). A instituição mantém uma obra de Assistência Social Espírita denominada “Remanso Fraterno”, que atende a crianças e famílias socialmente carentes, apoiando-as no seu soerguimento material e espiritual. Conferencista dos mais requisitados no Brasil e no Exterior, já levou a mensagem espírita a 45 países, tendo servido como médium na recepção de 35 livros, publicados pela Editora Fráter.


 Raul Teixeira, que ao contrário do que muitos pensam tornou-se físico principalmente em virtude de seus conhecimentos espíritas, na manhã de domingo (20/06), no intervalo de um seminário sobre o tema “A família – O desafio da Educação”. no Centro Espírita Augusto Silva, em Lavras, e que na véspera proferira um palestra no ginásio da ABR-Cofap, concedeu uma entrevista ao Lavras 24 Horas. 


 Lavras 24 Horas: A Física Quântica realmente explica o Espiritismo?

 Raul Teixeira: Tudo isso é uma fanfarronice. Não acho. É, assim. Não se esqueça que eu sou físico. E sou espírita. Então eu não acho. Estou dizendo o que é. O que acontece é que os religiosos de maneira geral se apropriam de tudo que acham simpático na Ciência, mesmo que eles não entendam. Então eles acharam que Física Quântica prova o Espírito (a existência do). Enquanto os físicos quânticos estão discutindo ainda os rumos da Física Quântica, os espíritas já se apoderaram, são donos dessa verdade. Então vemos que alguma coisa está errada. Não pode ser com os físicos, porque essa é uma área da Física. É com os espíritas. Então quanto menos a pessoa sabe das coisas mais ela fala a respeito. Quando a gente vai sabendo mais a gente passa a ter cuidados ao falar. Veja como todo mundo receita remédio. Porque não é médico, não entende de Medicina. Os médicos tem cuidado. Eles não receitam remédio sem examinar, sem saber o por quê. Quanto mais se sabe mais cuidado tem. Quanto menos se sabe mais a vontade as coisas ficam. Então não existe nenhuma relação de Física Quântica com o Espiritismo. A relação que existe entre Física Quântica e Espiritismo é a mesma que existe entre todos os fenômenos da Natureza e o Espírito.

 Lavras 24 Horas: Allan Kardec afirma que a energia espiritual é uma energia quinta-ssenciada, menos densa. Seria então ligada a Física…

Raul Teixeira: Sempre que estamos falando em energia estamos falando em Física. Este é um termo da Física que a religião se apoderou: energia.

 Lavras 24 Horas: Esse hábito de apoderar de conceitos vem da necessidade de comprovar?

 Raul Teixeira: É a necessidade de dar valor. Como as pessoas entendem pouco a questão espiritual elas acham que pondo elementos cientificos formais elas vão dar um “plus”. Que não é verdade.Aquilo que tem valor, tem valor. Senão a poesia não teria valor porque ela não pode ser explicada cientificamente. O amor não teria valor. Então nós temos este hábito, embora seja importante que todos os religiosos aprendam Ciência para pensar melhor as coisas da Vida. Mas, eu não posso ficar querendo que a Ciência prove o Espírito. No campo cientifico a Ciência formal não admite a existência da alma. Como é que pode provar alguma coisa relativamente a Alma e a Espiritismo? Como pode provar o Espiritismo? Então são os espíritas que se utilizam daquela área, que tiram para si o que lhes interessa, do jeito como entenderam. Que não tem nada a ver tem com a realidade. A gente faz leitura do que lê. A gente interpreta o que lê. E a gente interpreta querendo tirar o que nos convenha. Então é muito delicado nós percebemos isso. Há coisas muito bonitas na Ciência, são da Ciência. Eu posso dizer assim: a Ciência diz tal coisa, como o Espiritismo diz isso, existe uma familiaridade entre as duas afirmativas. Aí é nobre, é respeitoso. Isso que a Ciência fala nos dá apoio a nossa tese. De fato! Mas, a Ciência provou o Espiritismo, provou a reencarnação! Como ela prova uma coisa que ela nem admite que existe? Então muitas vezes a “espiritada” é muito afoita. A pessoa não sabe juntar a, com b, com c, mas quer entender Física Quântica, que nem os físicos quânticos dominam. Então essa é uma coisa muito delicada.

 Lavras 24 Horas: Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recentemente foi criado um Curso de Mediunidade. O que acha disso?

 Raul Teixeira: Tudo bem. A universidade precisa estar aberta ao universalmente. Agora, quando se for estudar mediunidade na Universidade, o cientista ou filósofo que estiver estudando vai verificar o que é que significa tais efeitos espirituais, se aquilo tem nexo com alguma área da Ciência. Eles é que vão dizer. Porque nós usamos a informação cientifica. Se a Universidade é universidade ela precisa se abrir a todos os conhecimentos. Mas não significa que ela vai se abrir a todos os conhecimentos para comprová-los. Mas, para estudá-los. Na minha Universidade quando o físico Frísio Kappa escreveu o “Tau da Física” nós criamos um grupo de estudos em cima do “Tau da Física”.Por que ele falava de Física. Ele é físico, o Kappa. Eu o conheci pessoalmente. E a gente queria ver o que tinha o escrito dele de realmente físico e o que era místico.

 Lavras 24 Horas: Os pentecostais desenvolveram a “Teologia da Prosperidade” e cresceram muito. Como o senhor explica isto?

 Raul Teixeira: Mas, veja só. Eles cresceram muito e continuam desesperados. Eles cresceram muito, mas continuam inimigos um dos outros. Eles cresceram muito, mas não se misturam A cabeça ficou pequena do mesmo jeito. Eles estão crescendo pelo interesse. È um jogo. Quando se joga se perde ou se ganha. Ah! Eu tinha uma casa, agora tenho duas; tinha um carro e agora tenho dois. Se procurarmos uma religião por causa das coisas que ganharemos na Terra… Está mal. Nós não temos nenhuma preocupação com os pentecostais porque eles mesmos vão se destruir. Mas, vão levar muita gente com eles. Mas, todo mundo que tem afinidade com este tipo de coisa. Muita gente procura o centro espírita para saber se os espíritos dão o número da loteria…

 Lavras 24 Horas: Neste mundo dominado pelas drogas gostaríamos que nos falasse sobre a Educação na Família.

Raul Teixeira: O que eu poderia dizer é da necessidade de nós darmos importância aos fenômenos educativos do Lar. Não aquele fenômeno educativo formal, em que a gente trabalha textualmente, mas a educação em que gente trabalhe contextualmente, que a gente se envolva com os filhos, com os jovens. Em que a gente exemplifique para eles, que a gente os acompanhe, que a gente se torne amigos deles, sem descer ao nível da infância deles. Então, é a necessidade de uma Educação libertadora e nunca de uma Educação castradora, Educação da proibição. Mas, a Educação da orientação, da explicação, do norteamento. Ninguém poderá impedir que cada filho desenvolva seu Livre Arbítrio. Mas os pais terão cumprido sua missão se tiverem feito aquilo que lhes cabe: orientá-los contextualmente. Eu não estou mandando os filhos fazerem coisas, estou fazendo com eles. Estou demonstrando para eles as coisas. Então, se criarmos os filhos dentro destas normativas muito dificilmente eles serão arrastados pelas drogas. Porque as drogas correspondem a uma necessidade de fuga e só foge quem carrega conflitos em si mesmo.



Nenhum comentário:

O esporte e a guerra

  Cerca de cinquenta homens de cada lado. Homens preparados para lutar, para matar. Vindos de lugares diferentes. O que eles têm em comum é ...