Translate

Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2016

Violência

Tem se tornado comum as quadras de esporte se transformarem em campos de batalha. Os torcedores seguem para os estádios portando objetos que possam vir a ser usados como projéteis, eventualmente.
Quando não, encontram no próprio local o que lhes possa servir de arma agressora. Assim, as pessoas que deveriam estar torcendo, vibrando pelo seu time, alegrando-se ou se entristecendo com ele, se descontraindo, saem feridas e algumas, gravemente.
Até pouco tempo, quando se falava de violência nos esportes, pensava-se em lutas agressivas como o boxe, por exemplo. Mas, agora, a violência se faz presente em quase todas as modalidades.
Uma desportista contrata um mercenário para agredir sua concorrente. Consegue tirá-la dos jogos finais. Quase lhe encerra a carreira.
A mídia se empenha em anunciar o retorno de excelente lutador de determinado esporte com a manchete estrondosa de A fera está de volta. E trata-se de um homem, um ser racional.
O entusiasmo com que muitos disputam lugares privilegiados, a ferocidade com que se envolvem e as vaias por uma luta demasiado breve, nos remete aos dias romanos dos gladiadores.
Parece-nos estarmos muito próximos daqueles tempos, onde somente os fortes deveriam sobreviver. A luta era até a morte.
Se, nas horas de lazer, estamos sendo tão violentos, é de nos indagarmos como estamos nos portando no dia a dia. Ante as pressões do trabalho, da família, dos amigos.
Não é de admirar, pois, que a vida esteja a ser considerada artigo barato. Pelas coisas mais mesquinhas, de somenos importância, parte-se para a violência verbal ou física.
É hora de nos questionarmos como pretendemos deter a hidra da guerra, calar a boca dos canhões, quando realizamos nossas guerras particulares, na disputa por coisas tão efêmeras.
Quando relembramos os tristes dias do lançamento da dolorosa bomba de Hiroshima e Nagasaki, é tempo de nos perguntarmos: Ainda não aprendemos a lição? Não nos bastam as dores já sofridas? Que desejamos para nós e para nossos filhos?
Não se constrói a paz, predispondo-se para a guerra. Paz é condição interior. Somente quem a conquistou, a pode usufruir.
Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. - Disse Jesus.
Vamos começar hoje a semear a paz. Desarmemo-nos. Cultivemos a paciência. Amemos mais, desculpemos mais, semeemos flores de calma e harmonia ao nosso redor.
O jardim do mundo, para se colorir de paz necessita das flores da calma, do perdão, do equilíbrio, da alegria. Vamos começar a semear?
 Você sabia?
 Você sabia que os primeiros registros conhecidos de combates esportivos, travados com os punhos, são da Grécia antiga?
Que, por volta do Século IV a.C., as mãos passaram a ser envolvidas com tiras de couro?
E que, em Roma, essas bandagens passaram a ser cobertas com pequenas bolas de metal? O combate só acabava com a morte de um dos lutadores.
Lembremos: a violência animaliza. O amor conforta.
 Redação do Momento Espírita.
Em 27.1.2014.

Nenhum comentário:

O esporte e a guerra

  Cerca de cinquenta homens de cada lado. Homens preparados para lutar, para matar. Vindos de lugares diferentes. O que eles têm em comum é ...