Translate

Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2016

Um deus dentro de nós

Algumas vezes, nos referimos à pessoa entusiasmada como alguém eufórico, animado por demais, excitado, meio fora da realidade.
No entanto, se formos buscar o sentido etimológico da palavra entusiasmo descobriremos que quer dizer: ter um Deus dentro de si. Que bela surpresa, não?       
Os gregos acreditavam que o sucesso de qualquer empreendimento poderia ser garantido se tivesse alguém entusiasmado, aquele que recebesse a intervenção positiva dos deuses.
Ter um Deus dentro de si é uma expressão que pode significar muitas coisas, contemplando incontáveis ideias.
Podemos, à guisa de reflexão, identificar aquele que tem um Deus dentro de si como alguém que encontrou alegria, satisfação no que faz, disposição, força de vontade, coragem para transpor obstáculos, otimismo, fé.
Entusiasmados foram todos aqueles homens e mulheres que, ao longo da história, dedicaram e dedicam sua energia em empreendimentos a serviço do bem, das coletividades, da natureza, da vida, enfim.
Entusiasmado foi Francisco de Assis que, no século doze/treze, revolucionou os conceitos de caridade e amor ao próximo, doando-se de forma integral pelo ideal abraçado.
Entusiasmado foi Martin Luther King Jr, que lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e as mulheres, combatendo o preconceito e o racismo.
A sua era a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, estruturado na igualdade de direitos sociais e econômicos.
Entusiasmado foi Albert Sabin, graças a cujo trabalho foi erradicada a paralisia infantil de grande número de países.
Entusiasmado foi Vicente de Paulo, com sua visão abrangente quando à necessidade e à pobreza.Entusiasmado foi o médium Francisco Cândido Xavier, que serviu ao próximo décadas e décadas.
Entusiasmada foi Zilda Arns, que morreu atendendo os seus irmãos no Haiti.
Entusiasmados, embora desconhecidos do grande público, são aqueles homens e mulheres anônimos, capazes de tornar feliz uma criança, de transmitir coragem aos enfraquecidos, de levar alegria e consolo a doentes, de se calarem, serenamente, para evitar um conflito no lar ou no trabalho.
Ter um Deus dentro de si é não perder a esperança no ser humano, apesar de tudo aquilo que vemos na vida e que acompanhamos pela mídia. É procurar erguer a cabeça para ver além, com olhos de ver, renovando a confiança em si, em Deus e no outro.
Estar entusiasmado é ter clareza de vistas, quanto ao futuro, e confiança nas próprias capacidades íntimas. É lançar-se na construção de um projeto que retrata a necessidade, mas que antevê as possibilidades de êxito. É ter certeza de que o auxílio do Alto virá.
Cultivar um Deus dentro de si, mais que necessário, é imprescindível e exige nosso esforço na oração, na meditação, no encontro com o outro, na perseverança na obra do bem, no exercício da compreensão.
Estar entusiasmado representa, em primeira e última instância, estar vivo, consciente das lutas e da necessidade de seu enfrentamento.
Que nestes dias de transição,  pelos quais passamos, possamos cultivar o entusiasmo pela vida, na certeza de que não estamos sozinhos, pois existe um Deus dentro de nós.

Redação do Momento Espírita, com base no cap.9,
do livro 
Cotidiano em reflexões espíritas, de Sandra Maria
Borba Pereira, ed. FEP.
Em 8.9.2014.

Nenhum comentário:

O esporte e a guerra

  Cerca de cinquenta homens de cada lado. Homens preparados para lutar, para matar. Vindos de lugares diferentes. O que eles têm em comum é ...