Pesquisa

Instituto CAIRBAR SCHUTEL

Instituto CAIRBAR SCHUTEL
Biografia

Translate

Centro Espírita

A idoneidade de um Centro Espírita está na gratuidade dos seus serviços.

Arquivo do blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

REENCARNAÇÃO


PAULO VIOLA


De um modo geral, com alguns avanços, a concepção da reencarnação ainda é associada, de forma exclusiva, à ideia de religião. Se se fizer uma pesquisa de opinião, pedindo ao entrevistado, sem religião, ou adepto de outras religiões históricas, que faça uma associação do  fenômeno reencarnatório com uma fonte de informação, certamente ele citará o nome de uma religião. Reencarnação, misticismo e crenças ainda constituem temas interligados, misturados  uns aos outros, no caldeirão da concepção popular. No entanto, pesquisadores e pesquisas científicas sobre a reencarnação, provando ser uma lei biológica, não faltam. Poder-se-ia citar apenas alguns desses trabalhos científicos, que são referenciais, dentre os incontáveis outros que oferecem rica reflexão à Humanidade. É o caso do médico psiquiatra canadense doutor Ian Stevenson,  falecido em 2007, chefe do Departamento de Psiquiatria  da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos (EUA),  autor de vários livros. Seu trabalho  reuniu em arquivos pesquisas científicas totalizando mais de três mil casos de memórias de vidas passada por parte de crianças  de todas as procedências mundiais. São lembranças que brotaram sem aplicação de recursos técnicos, como  a hipnose ou a regressão, isto é, espontaneamente. Seu último livro “Reincarnation and Biology”, com 2300 páginas, é considerado pelos especialistas um trabalho primoroso, trazendo como objeto de pesquisa marcas de nascença e defeitos congênitos ligados ao processo reencarnatório. Stevenson tinha uma característica que bem mostra a sua austeridade como estudioso: não dava entrevistas à mídia e somente falava aos médicos acadêmicos.

O corpo causal sobrevive à morte

Também de elevados méritos científicos é a psicóloga norte-americana, sem religião, ao que se sabe, doutora Helen Wambach, que entre outras pesquisas reuniu setecentos e cinquenta casos de regressão de memória e escreveu uma concorrida obra chamada  “Life Before Life”, provando em laboratório de estudos que a vida não começa aqui.  Ainda no campo internacional destacam-se  nomes famosos como o do professor de Física, o Phd Amit Goswami, da Universidade de Oregan nos EUA, com sua  tese segundo à qual o corpo causal sobrevive à morte.
Entre nós, brasileiros, igualmente pode ser citado, como referência, o   precioso legado científico do professor e parapsicólogo Hernani Guimarães Andrade, que faleceu em 2003, deixando um volumoso trabalho de investigação, que focaliza setenta e cinco casos de fortíssima evidência, segundo especialistas, oito deles reunidos no livro” Reencarnação no Brasil”.
Diante de tantas e tamanhas evidências, mas ao mesmo tempo diante da indiferença da Humanidade para com essa lei natural da vida, a pergunta que se repete no tempo e no espaço  é aquela formulada pelo pesquisador chinês, doutor Qing Di, autor de “Evidence of Reincarnation”: ‘Teriam os pesquisadores simplesmente se enganado?” Só o tempo dirá porque a comunidade científica ainda não assumiu de vez essas pesquisas, disse um observador.

A  reencarnação terá que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convicção. Mas se tornará crença geral.
Não obstante toda essa evidência científica, muitos ainda acreditam que a reencarnação está ligada exclusivamente à Religião, às crenças e ao misticismo. E enquanto ainda prepondera essa orientação, cada vez mais cientistas do mundo inteiro mergulham em estudos sobre essa questão, possibilitando deduzir  que a razão científica será capaz, mais cedo ou mais tarde, de suplantar de vez  a polêmica desinformada que se vem arrastando pelos séculos.
Mas a questão não seria propriamente de convicção, de acreditar ou não acreditar, pois quando se fala de ciência o elemento subjetivo não pode evidentemente emergir para ofuscar a realidade oferecida pela comunidade científica.
A dificuldade  é outra e quem melhor  mostrou essa dificuldade foi Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, na  Questão 798 do Livro dos Espíritos: "A reencarnação terá que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convicção, porquanto não há como  dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-la, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais”.
Porém, adverte o codificador na mesma Questão 798: “Mas se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos”.
Evidências de que “chegou o tempo” como anunciou o codificador, batem à nossa porta. Na edição anterior da Revista do Espiritismo, o monge beneditino Dom Marcelos Barros anunciou para o mundo que “uma revisão da Doutrina tradicional do Céu e do Inferno já existe e está em processo”, o que mostra uma mudança de rumo na orientação da religião que já foi hegemônica no planeta.

“A reencarnação é lei natural que vige em todo o Universo”
“O que temos é a necessidade de mudar o paradigma da ciência" – disse, em entrevista a um órgão de imprensa, a médica Marlene Nobre, Presidente da Associação Médico-Espírita  e destaque do Movimento Espírita. E acrescentou: “Existem muitos interesses por detrás dessa questão. Muitas coisas tem de mudar e  mudar profundamente, pois Kardec trouxe embasamento filosófico e científico da reencarnação, como antes não tínhamos” . A Lei biológica da reencarnação, segundo lembra Marlene, tem regras naturais próprias. E cita,  como exemplo, o fato de que quanto menor for o espaço que medeia as encarnações, maior será a lembrança da vida anterior.
O fato é que o retorno do Espírito ao mundo corpóreo é concebido desde tempos bastante remotos. Os Egípcios, os Hindus. os Gregos e também os judeus já tinham informação de  que a alma poderia voltar à Terra, no contexto de  um novo corpo físico. Entretanto, o conhecimento era vago e incompleto. Com o advento do Espiritismo, foi possível trazer o conhecimento da reencarnação ao mundo ocidental, e isso de uma forma  muito mais abrangente, Hoje sabemos que a reencarnação visa não  só a sanar os equívocos pretéritos, mas também a proporcionar progresso e evolução, através do rico aprendizado que a Terra oferece a quem acolhe. E aí já se está falando de filosofia,  a outra vertente dessa questão que envolve a Justiça divina. De qualquer forma, o que importa é que os tempos são chegados, e a reencarnação se tornará crença geral, marcando a nova era, como prenunciou o codificador da Doutrina Espírita. É apenas uma questão de tempo...

Nenhum comentário:

Divaldo Pereira Franco

Envie e-mails: ffdsbgde@gmail.com 

01-Divaldo Franco - A SOLIDÃO - Os Quatro Gigantes Da Alma!
https://youtu.be/X6bK1AArp6Q


02-Divaldo Franco - 4° Congresso Espírita Mundial - Mensagem de Bezerra de Menezes
https://youtu.be/cIaoOfvzhGE

03Divaldo Franco - Jesus, o Pacificador - 16/10/2000 - 10/1995
https://youtu.be/5WKmOzVzCuw

04Divaldo Franco falando com familiares de desencarnados - TV Gazeta
https://youtu.be/dzRCDMW9yhA

05-Divaldo Franco - Conversão Íntima
https://youtu.be/HFp1t2uQ3IU

06-Divaldo Franco - A humanidade do 3° Milênio - Espiritismo; uma proposta para uma sociedade feliz
https://youtu.be/bGpLe3OGS7Q

07-Divaldo Franco - Do Inconsciente ao Consciente
https://youtu.be/HsVCF60TVnM

08-Pasmem os senhores - Irmão X - Divaldo Franco
https://youtu.be/CGsxMlA5j9s

09-Divaldo Pereira Franco : A Lei Moral , Evolução e Transição.
https://youtu.be/F2nzV0PLv5Y

10-Divaldo Pereira Franco : vivência do dia a dia
https://youtu.be/xBE4Qefzxs4

11-Divaldo Pereira Franco : Conversas espirituais
https://youtu.be/rBxOMmRYe3M

12-Palestra Divaldo Franco Centro Espírita Perseverança Dona Guiomar - SP
https://youtu.be/JP1NJOwMyYs

13-Palestra - Agressividade - Divaldo Franco
https://youtu.be/sNP-BWr-Arg

14-Divaldo Franco - Cura - Te Pela Mente, Consciência, Saúde Mental 
https://youtu.be/ucuK5In8fVM


15-Divaldo Franco - Você É Aquilo Que Acredita Que Pode Ser Pt.1
https://youtu.be/96Vfb5WE1YU

16-Divaldo Franco - Motivação Para Sermos Felizes, Égo, Negação, Compaixão Pt.4
https://youtu.be/IbsR1ReLfYA

17-Divaldo Franco - Somos Aquilo Que Pensamos, Finalidade Da Vida Pt.2
https://youtu.be/bUQ2DORyO14

18-Divaldo Franco - Vivemos Na Perdição Do Consumismo Do Ter e Se Perdeu O Sentido Da Vida!
https://youtu.be/1KN4fncvv7I

19-Divaldo Pereira Franco : Primeira Palestra 2017
https://youtu.be/QqpnUi44cO8


20-Relação Ao Futuro Crise Do Brasil 2017, Como Devemos Enfrentar? Divaldo Franco -
https://youtu.be/rUYSWzmdj68

21-Como Se Libertar De Espíritos Inferiores Divaldo Franco
https://youtu.be/0Ahay48c_uA

22-Os espíritos que voltarão a reencarnar na Terra (Divaldo Franco)
https://youtu.be/PVXWp_hlbeM

23-As vidas de Joanna de Angelis por Divaldo Franco - documentário en HD (subtitulos en español)
https://youtu.be/GfPeqAimn8A

24-Divaldo Franco - Reencarnação Nascimento De Crianças Da Nova Era Finalidade?
https://youtu.be/kZ7_oLnz_MM

25-Divaldo Franco - Como Se Libertar Do Câncer, Pensamento, Depressão, Suicídio, Doença,Tristeza!
https://youtu.be/rhffiBB8ops

26-Divaldo Franco - Doenças Incuráveis Começa Na Alma e Deve Ser Tratada Na Alma!
https://youtu.be/Vh_NZPfZKRQ

27-Divaldo Franco - Médico Materialista Relata A Colônia Espiritual e o Umbral!
https://youtu.be/vit7jEHNyC8

28-Divaldo Franco - Médico Ateu Que Viu Seu Guia Espiritual E Teve Um Choque! SEMINÁRIO Pt.2
https://youtu.be/MNa4lMzmRnE

29-Entrevista Completa - Divaldo Franco no Jô - 02/09/2016
https://youtu.be/6w-XtpCUQV8

30-Divaldo Franco - Vida De Chico Xavier e Casos ENGRAÇADOS De Divaldo!
https://youtu.be/-gQn16WGwzo

31-Divaldo Franco - Céu e Inferno, Justiça Divina, Ciência E Espiritismo!
https://youtu.be/MJFO1mVfPp4


32-Divaldo Franco - Medo De Amar e Ser Traído, Jogo De Fazer e Receber!
https://youtu.be/K0vDD8CT8_U


33-Divaldo Franco - As Pessoas Se Apaixonam Pela Aparência e Não Pelo Conteúdo! Outros Assuntos!
https://youtu.be/bHkTZyG4918

34-DIVALDO FRANCO NA IRLANDA
https://youtu.be/Dx4UGa_5CoE

35-TODA HISTÓRIA TEM UM COMEÇO. - DIVALDO FRANCO
https://youtu.be/CgdI5uqavzs

36-Palestra - Metas da Vida - Divaldo Franco
https://youtu.be/ZuL5L68LTzc

37-Palestra - Transtorno de Afetividade, Pessoas Corajosas, Sucesso... - Divaldo Franco
https://youtu.be/gxpLfh3bVLk

38-Palestra - Conceito da gratidão, saúde, mágoa, auto destruição, milagres, Intuição - Divaldo Franco
https://youtu.be/HhDzrlbpN2E

39-Divaldo Franco - O Poder Da Oração!
https://youtu.be/b-KqLnUv0Rs

40Palestra - Momentos Na Vida Que Somos Surpreendidos! - Divaldo Franco
https://youtu.be/Lo1__FNgIn8

41-Palestra - A mudança em nossos planos reencarnátorios - Divaldo Franco
https://youtu.be/HMDDtHOerR4

42-Palestra - Metas da Vida - Divaldo Franco
https://youtu.be/ZuL5L68LTzc

43-Palestra - Aprenda a se amar sem egoismo - Divaldo Franco
https://youtu.be/niUmiUe9enM

44-Em busca de paz e equilíbrio - Divaldo Pereira Franco -
https://youtu.be/sf_Bvx-ZHjg

45-Divaldo Franco Como Se Libertar Da Tristeza, Melancolia e Como Superar A Perda De Entes Queridos?
https://youtu.be/F3zQWUXLENc

46-Divaldo Franco - Entrevista no Programa Mais Você
https://youtu.be/xpSkrWHsn-k

47-Divaldo Franco - Como Se Libertar De Doenças E Ter Saúde !
https://youtu.be/XhfBfOKAY_4

48-Divaldo Franco: Quem é Você?
https://youtu.be/-Av_7eN9sn4

49-Em Busca da Felicidade
https://youtu.be/Oal1-K5D720

50-Divaldo Franco - Perguntas Gerais - Parte 1
https://youtu.be/R5QlJMzwARE

51-Divaldo Franco - Mal Olhado e Feitiçaria
https://youtu.be/mmuasoLPzjQ












Rádio Bom Espírito

Rádio Bom Espírito
24 horas por dia uma programação exclusivamente espírita para todos vocês.

Inscreva-se e receba nossas postagens em seu email.

Total de visualizações de página

Seja

Seja Bem Vindo!




"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim.

Ou são ramos da mesma árvore majestosa.

Portanto, são todas verdadeiras."


Mahatma Gandhi


Muita paz, muita luz a todos!

Grandes médiuns e espíritas no mundo

Grandes médiuns e espíritas no mundo
Great Spiritualists and Friends

MOMENTO ESPÍRITA - TEXTOS

Uma Grande Família



“Somos uma grande família dispersa em diversos setores de trabalho com o Espiritismo por nossa bênção de luz. Hoje cada qual de nós permanece em linha particular de luta, mas amanhã estaremos todos novamente reunidos na Vida Real, apresentando, cada qual de nós, a soma dos esforços que levou a efeito para nos desincumbirmos dos sagrados deveres com que fomos agraciados, não é mesmo?”

Chico Xavier – Trecho de carta a D. Neném Aluotto (ex-presidente da União Espírita Mineira) – 08/03/1959.

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Áudio Livro - O Livro dos Espíritos