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segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Publicidade não é pecado no Espiritismo


É provável que você já tenha ouvido alguns espíritas afirmarem:
- “Não é permitido qualquer tipo de propaganda aqui na casa espírita”.
Estabelecem, então, que não se pode fazer nenhuma propaganda, nenhum tipo de publicidade, numa generalização total e absoluta, o que é muito comum em nosso movimento.
Se não permitem é porque proíbem... isto mesmo, a diretoria da casa proíbe, já que a disposição de proibir é algo também muito comum de se verificar no movimento.
Se não permitem e proíbem, implicitamente estão querendo dizer que toda e qualquer propaganda é pecaminosa, é danosa, é prejudicial, é ilegal e também é imoral, já que o espiritismo é algo que cuida com muita responsabilidade do aspecto moral das criaturas.
Neste caso, concluímos que o senhor Allan Kardec está errado, quando diz que uma ampla publicidade deve ser dada sobre o Espiritismo, inclusive utilizando-se dos veículos de comunicação de massa e, também, remunerando profissionais do jornalismo ou da publicidade.
Quando lhe perguntaram o que ele faria se ganhasse um milhão de francos, ele respondeu que investiria em uma ampla PROPAGANDA do Espiritismo.
Mas, para muitos espíritas, esse tal de Allan Kardec não está com nada, basta usar o nome dele como codificador da doutrina e nada mais do que isto. Observar o seu pensamento, a sua cabeça, o seu estilo e a sua proposta de como deve ser praticado o Espiritismo, nada disto importa.

Diante do exposto...

Concluímos que se na nossa casa freqüenta, por exemplo, um médico cardiologista muito bom e conceituado, consultório muito bem montado e qualificado inclusive aos tratamentos mais avançados do coração, mesmo sendo um profissional ético, honesto, competente, criterioso e até caridoso, não podemos fazer nenhum tipo de publicidade dele, dizer aos outros freqüentadores da casa que ali mesmo tem um médico de coração de alto nível.
Não é permitido! É proibido fazer qualquer tipo de propaganda na casa espírita!
Se no centro freqüentar um dono de uma padaria que faz um pão de qualidade, produtos de primeira, ambiente higiênico e de alto nível, também não podemos dizer aos freqüentadores da casa que essa padaria existe.
É proibido fazer qualquer propaganda na casa espírita!
Não podemos falar sobre um grande advogado, também ético, honesto e decente, que freqüenta a casa; sobre um dono de oficina de carros que freqüenta, sobre uma dermatologista, um dentista, um mercadinho, uma costureira, uma farmácia... enfim, não podemos falar sobre nenhuma atividade profissional porque, afinal de contas, é proibido fazer publicidade na casa espírita.
Na realidade, meu amigo e minha amiga, estamos sendo omissos na casa espírita e a omissão é um dos mais graves pecados da criatura humana.
Vamos ter que ficar calados em ver pessoas, amigas nossas, freqüentadoras da nossa casa terem que se submeter a um médico cardiologista qualquer, que nem sempre tem a competência e o melhor equipamento em seu consultório, porque não podemos fazer o favor de informá-las que tem um confrade nosso, também um trabalhador da casa, que é médico da mais alta competência.
Não podemos indicar uma padaria onde se come um pão delicioso, não podemos identificar um advogado ético e honesto... enfim, não podemos indicar nada e ninguém, e os outros é que se danem.
Sinceramente, isto é Espiritismo?
Onde é que está escrito nas obras básicas do Espiritismo ou nas obras estruturais, que são a Revista Espírita e Obras Póstumas, que não se pode fazer publicidade na casa espírita?
Se dissessem que não se deve fazer propaganda de produtos enganosos, falsificados, ilegais, contrabandeados, danosos à saúde, que causam vícios, tóxicos e nocivos de um modo geral, aí seria outra coisa, totalmente diferente. Estaria dentro do compromisso que a nossa doutrina tem com a moralidade e a seriedade que não é necessariamente essa seriedade da cara fechada, sem sorriso, que muitos espíritas entendem.
Jamais endossaríamos a idéia de uma casa espírita estampar em seu quadro de avisos um impresso que diga, por exemplo, que a “Caninha 51” é uma boa idéia. É totalmente diferente.
Fazer publicidade de coisas boas é informar e, conseqüentemente, educar. Faz bem às pessoas.
Quando alguém diz pra você que o Supermercado tal está fazendo promoção e que o leite está baratíssimo lá, além de outros produtos, você vai ficar com raiva dessa pessoa?
Ela estará cometendo algum pecado, algum erro ou alguma ilegalidade?
Claro que não. Você vai até agradecer, porque ela está lhe prestando um favor, prestando-lhe uma informação útil e até mesmo uma caridade.
E por que esse bem não pode ser feito na Casa Espírita?

Tenho falado muito sobre isto nas minhas palestras

Em todo lugar onde sou convidado a fazer as minhas palestras, eu tenho procurado quebrar determinados paradigmas estabelecidos em nosso meio espírita e tenho recomendado mesmo que façam propagandas das coisas boas, porque a omissão disto é mesquinha, é fria, é desumana e é danosa, não sendo compatível com os princípios de Caridade espírita.
Estou aqui com outra comunicação do espírito Alfredo Bastos, ainda organizando para enviar via email para os amigos, onde ele fala sobre isto.            
Não precisaria nem um espírito desencarnado vir falar sobre isto, bastaria que colocássemos o bom senso em prática e pronto.
Existem algumas figuras aí que mandam os seus artigos e mensagens pela internet, supostamente colocadas como donos exclusivos da verdade espírita, que faz que questão de colocar um banner acima onde está escrito: “Nossos emails não tem propagandas”, como se o fato de ter divulgação de alguma coisa fosse uma parceria com o Satanás e toda sua legião de capetas nas profundezas do inferno.
Grandes coisas.
É horrível essa forma fria, insensível, sem sal e sem graça de se fazer Espiritismo, em nome de uma moralidade fingida, falsificada e extremamente hipócrita.
Baixam o sarrafo quando alguém faz alguma propaganda em eventos, em revistas espíritas e em emails, como é o meu caso.
Agora observe bem: Eu adoro divulgar coisas boas em meus emails. Já que sou da área de tecnologia, é óbvio que eu devo divulgar coisas boas nesta área e ultimamente eu venho divulgando, em todos os emails, os receptores digitais e analógicos, que não são encontrados à venda na grande maioria das cidades brasileiras. Muita gente nem sabe que eles existem.
Os críticos não têm idéia da quantidade de retornos que as pessoas que compraram me dão, alegres e felizes pelo fato de estarem recebendo canais de televisão HDTV em suas casas, em cidades que não tem esse tipo de canal local, agora tendo uma qualidade de imagem que nunca nem sonharam que existia em televisão. É quase uma unanimidade de alegria. Não são produtos falsificados, apesar de existirem muitos no mercado.
Aí eu pergunto: Será que uma praga dum crítico deste não vê relevância nenhuma na felicidade de alguém que passa a tomar conhecimento da existência de um produto bom e passa a ter esse produto em sua casa, dando alegria à família, porque viram em um email enviado por um amigo?
Éééé. Crítico é crítico e não sabe produzir nada mais do que criticar. Afinal de contas, você já viu alguma estátua de crítico em alguma cidade? Já viu algum crítico ir para a história geral ou de um povo especificamente? Crítico não serve pra porcaria nenhuma, porque é um inútil que, na maioria das vezes é frustrado e recalcado.

Atenção, amigos empresários!!!

Vou agora fazer a propaganda de um amigo, espírita, que pode ser de uma utilidade gigantesca para muitas empresas, de espíritas ou dirigidas por espíritas, que lêem o meu email, porque ele, simplesmente, é considerado altíssimo nível em São Paulo, acostumado a ser contratado pela Volkswagem, Ford, McDonald’s, Porto Seguro, Tramontina, Sanofi-Aventes, Mahle Metal Leve... e grandes indústrias, para treinar o seu pessoal, com excelentes resultados.
Falo do companheiro Alkíndar de Oliveira, escritor e orador espírita, um dos mais lúcidos, competentes e inteligentes palestrantes espíritas de São Paulo, também um dos mais competentes do mundo, que também, no campo profissional, é de uma competência sem tamanho, para as empresas que confiam treinamento dos seus funcionários a ele, qualquer que seja a atividade da empresa.
Alkíndar tem uma coleção de cursos que são úteis a vários tipos de empresas, em diversas atividades comerciais ou industriais.
Recomendo aos amigos empresários que procurem entrar em contato com ele, Alkíndar, procurem saber melhor como é o tipo de trabalho que ele realiza, diga em que tipo de atividade a sua empresa atua e consulte se o trabalho que ele faz pode ser útil a você.
Eu tenho certeza absoluta que muitos de vocês vão me agradecer por esta informação que estou lhes passando hoje, ou seja, por esta propaganda que estou fazendo do trabalho profissional de um companheiro digno, ético, honesto, competente e amigo sob todos os aspectos.

Anote aí os contatos com ele.
Email: alkindar@terra.com.br ou escoladelideres@alkindar.com.br.
O telefone dele é: (11) 5505-9992   

Veja o que diz a McDonald’s, sobre ele:
“A Alkindar Treinamento formou muitos profissionais em diferentes níveis (Executivos de Mercado, Executivos de Departamentos Corporativos, Gerentes de Restaurante, Consultores de Operações, etc.), trazendo assuntos contemporâneos e de fácil aplicabilidade nos negócios e no nosso dia a dia, contribuindo com o nosso próprio desenvolvimento. É uma Instituição que na forma como se apresenta pode agregar sempre.” 
          Cláudio Soares de Moura e Oliveira, Departamento de Treinamento Brasil

Veja o que diz a Volkswagen, sobre ele:
“Se tivesse que definir em uma frase a Alkíndar Treinamento e Desenvolvimento, diria ‘É uma empresa séria’. Antes de contratarmos seus serviços, o consultor Alkíndar de Oliveira ministrou um Curso Piloto, para análise efetiva da qualidade do Curso de Comunicação Verbal. O resultado foi uma grata surpresa. Curso sério, inovador, com qualidade equivalente, ou superior, aos cursos mais renomados  do mercado”.
          Leila A.  Perez Sanches, Gerente de Treinamento da Volkswagen Serviços Financeiros




Vejam os portes da Volkswagen e do McDonald, enquanto empresas, em nosso País. Tem também depoimentos da Ford, da Tramontina, da Porto Seguro e de várias outras mega empresas, mas acho que só estes dois bastam.

Eu tenho certeza absoluta de que, daqui há algum tempo, vários amigos empresários leitores vão me retornar, dizendo: “Alamar. Bendita hora que você me indicou o Alkíndar. Depois dele, a cara da minha empresa é outra”.

Tem muita gente maravilhosa em nosso meio espírita, tem muito profissional da mais alta qualidade em todas as áreas. Muitas vezes no centro onde você freqüenta tem gente fantástica, sentada ao seu lado escutando palestra ou tomando passe e você não sabe.
A coisa é tão triste que se você se atrever a fazer alguma propaganda de alguém, a elogiar alguém por uma atividade profissional ou seja lá o que for, dizem que "você está estimulando a vaidade da pessoa", "que tem gente querendo ficar rico à custa da doutrina", "que estão mercantilizando a doutrina" e toda essa palhaçada que a gente vê a todo instante.
Se não fosse essa frieza, essa insensibilidade, essa praga dessa omissão perversa que existe em nosso meio, posso garantir que o nosso movimento seria uma maravilha, que haveria muito mais amizade, mais trocas de idéias e mais espíritas se ajudando mutuamente num movimento mais carinhoso entre todos.
O pior é que, se você defender esta idéia, vai sempre aparecer aquela mente estreita e medíocre para dizer que você está querendo fazer da casa espírita um picadeiro de circo, que está querendo estimular a balbúrdia, a indisciplina e a desordem, posto que nesse tipo de cabeça felicidade e alegria são sinônimos de balbúrdia e indisciplina.
Não é qualquer um que tem coragem de dizer isto, é preciso que a pessoa seja absolutamente independente, autêntica, coerente, sensata e descomprometida com qualquer sistema estabelecido.
E por isto, sem medo, eu afirmo: O receptor de satélite que eu vendo é maravilhoso e a autenticação disto está nas manifestações quase unânimes que recebo das pessoas que o estão utilizando. A DINASTIA é fantástica e estou aqui felicíssimo, vendo gente encantada com ela, porque não se deixou levar por mentes medíocres do tipo que julga coisa sem saber exatamente o que é, vendo Centro Espírita se associar a ela, para obter recursos financeiros legais e decentes, assim com fazem Igrejas Evangélicas que não tem qualquer preconceito contra isto.
Divulguem o trabalho das pessoas nos seus centros, façam com que as pessoas se conheçam, não tenha vergonha de falar sobre as suas habilidades porque isto não é nenhuma agressão à humildade.    

Para a apreciação dos amigos.

          Abração

                          Alamar Régis Carvalho
          Analista de Sistemas, Escritor e AINSF Dinastia
                         alamarregis@redevisao.net 
                              www.redevisao.net
                            www.alamarregis.com
               www.partidovergohanacara.com

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