Translate

Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2016

Leis morais


A lei de gravitação universal é uma das leis que regem o mundo físico. Isso ninguém pode contestar.
Da mesma forma que existem leis regendo o Universo físico, há leis que regem o mundo moral.
Jesus a elas Se referia quando asseverou:
É mais fácil passar o céu e a Terra, do que perder-se um til da Lei.
Sabemos que não poderia referir-Se Jesus às leis humanas, tão falhas ainda.
Muitos crimes são cometidos no mais completo anonimato. Como poderiam as leis humanas punir tais infrações se delas não toma conhecimento?
Jesus conhecia em totalidade os mecanismos que regem as Leis morais. Ele sabia que nenhuma infração passa desapercebida. Sabia que todos nós estamos nelas mergulhados e que jamais as poderemos burlar sem assumir as consequências.
Dessa forma, nenhum til da Lei se perderá. Todos os nossos pensamentos e atos equivocados estão registrados nos arquivos sublimes à espera da devida reparação.
Assim como todos os pensamentos e atos conformes com essas Leis estão creditados em nossa economia moral, constituindo-se em méritos luminosos em nosso favor.
Quando Jesus afirmou que a cada um será dado conforme suas obras, resumiu, de forma esplêndida o mecanismo da Justiça Divina.
Não há nada mais consolador do que saber que cada um responderá, mais cedo ou mais tarde, pelo atos cometidos.
Assim, não temos mais que nos ocupar nem nos agastar com os equívocos dos outros. As leis humanas cuidam deles. E o que, porventura, escapar das leis dos homens, não escapará das Leis Divinas.
Quando Pedro, o Apóstolo, questionou o Mestre acerca do destino dos homens corruptos e injustos da sua época, Jesus respondeu sabiamente: Não se preocupe com eles, Pedro. Eles viverão.
A resposta do Mestre foi curta mas profundamente sábia. Jesus sabia que a vida não cessa. Sabia também que logo mais os infratores teriam que refazer os equívocos e ajustar-se com as Leis, das quais não se perde nem um til.
Assim, quando a leviandade e a corrupção, a violência e indiferença dos homens nos incomodar, tenhamos uma única certeza: eles viverão.
Não nos desesperemos, pois cada um receberá conforme suas obras.
*   *   *
São dez as Leis morais que regem a vida.
São elas: Lei de adoração, Lei do trabalho, Lei de reprodução, Lei de conservação, Lei de destruição, Lei de sociedade, Lei do progresso, Lei de igualdade, Lei de liberdade e Lei de justiça, amor e caridade.
Essa classificação das Leis foi trazida pelos Espíritos Superiores.
Esse assunto e outros tantos que nos dizem respeito se encontram desenvolvidos em O livro dos Espíritos, de Allan Kardec.
É um livro de fácil leitura, pois está disposto em forma de perguntas e respostas, todas encadeadas didaticamente.
Redação do Momento Espírita com base no
Evangelho de Lucas, cap 16, versículos 14 a 17; 
no Evangelho de  Mateus, cap.16, versículo 27 
e em O livro dos Espíritos, pt. 3, de 
Allan Kardec, ed. Feb.
Em 19.07.2010.

Nenhum comentário:

O esporte e a guerra

  Cerca de cinquenta homens de cada lado. Homens preparados para lutar, para matar. Vindos de lugares diferentes. O que eles têm em comum é ...