Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Você é importante


A vida de muitas pessoas provavelmente mudaria se alguém fizesse por donde elas se sentissem importantes.
O professor Ronald Rowland, da Califórnia, contou a experiência que teve com um estudante de nome Chris, no início de suas aulas de artesanato:
Chris era um menino muito quieto, tímido e inseguro, o tipo do aluno que, em geral, não recebe a atenção que merece.
Também dou aulas numa classe avançada que se tornou uma espécie de símbolo de prestígio e um privilégio para o aluno que conquistasse o direito de ingressar nela.
Certa quarta-feira, Chris trabalhava com dedicação na sua prancheta. Com efeito, pressenti que dentro dele ardia um fogo oculto.
Perguntei-lhe se gostaria de entrar na classe avançada.
Como gostaria de poder expressar a fisionomia de Chris!
Quantas emoções naquele garoto de 14 anos de idade, que procurava esconder as lágrimas que afluíam aos seus olhos.
"Eu, Sr Rowland? E o senhor acredita que sou bom para isso?"
"Sim, Chris, acredito que é."
Precisei me retirar nesse momento, porque eu é que estava prestes a chorar.
Quando Chris saiu da classe naquele dia, aparentemente um pouco mais alto do que o habitual, olhou para mim com seus olhinhos azuis e vivos e disse, com uma voz segura: "Obrigado, sr. Rowland."
Chris ensinou-me uma lição que jamais esquecerei - nosso profundo desejo de nos sentirmos importantes.
Para ajudar-me a nunca esquecer desse presente, fiz um pequeno cartaz onde escrevi: "Você é importante".
Este cartaz ficou pendurado na entrada da sala de aula para que todos o vissem. E para que eu lembrasse de que cada aluno que tenho diante de mim é igualmente importante.
*   *   *
Todos somos importantes. Todos temos algo de especial, que nos faz únicos. Dessa forma, todos podemos aprender com todos.
O pensador Emerson resumiu num pensamento esta idéia. Dizia ele:
Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender com ele.
Está aí a sapiência da humildade e a humildade da verdadeira sabedoria.
Está em reconhecer que temos muito de bom em nós. Basta descobrir, conhecer, investigar.
Toda proposta que leve ao autoconhecimento será sempre válida pois, além de revelar o que em nós precisa de reforma, irá mostrar também o que brilha de bom em nosso íntimo.
Por isso, se você hoje está num estado emocional de auto-desvalorização, de automenosprezo, lembre-se que é sua visão que está nublada, distorcida.
Nenhum de nós é insignificante. Todos fazemos falta na esfera social onde estamos envolvidos - família, amigos, trabalho.
Você é importante, e só em você está o caminho que leva para uma vida de felicidade interior.

Redação do Momento Espírita com base no cap. 6, 
pt. Ii, do livro Como fazer amigos e influenciar 
pessoas,de Dale Carnegie, ed. Cia 
Editora Nacional.
Em 10.10.2008.

Nenhum comentário:

O esporte e a guerra

  Cerca de cinquenta homens de cada lado. Homens preparados para lutar, para matar. Vindos de lugares diferentes. O que eles têm em comum é ...